domingo, 26 de dezembro de 2010

SÓ O AMOR CONSTRÓI

Eu quero ver
Minha gente eu quero ver
O povo todo, pelos seus caminhos se encontrar

Eu quero ver
Minha gente eu quero ver
Você e eu e toda nossa gente se abraçar
Eu quero te abraçar

Eu quero ver
Minha gente eu quero ver
Passando na calçada, ver crianças a brincar

Eu quero ver
Minha gente eu quero ver
Nos campos e cidades, alegria quero encontrar
Eu quero encontrar

Eu quero ver
Eu não quero ver
O choro atrás dos rastros que você deixar
O conflito dominar as novas gerações
O desamor e a tristeza em tantos corações

Só o amor constrói
Por favor plante uma flor
Pra florir nosso país
Quem destóri a paz, não verá jamais o irmão feliz

Só o amor contrói
Por favor plante uma flor
Pra florir nosso país
Quem destrói a paz, não verá jamais o irmão feliz

(Só o amor constrói - linda música de: Dom e Ravel)energiasemfim

sábado, 18 de dezembro de 2010

VOCÊ?!

Palavra tem poder: "Você é responsável pelo que faz ou deixa de fazer, assim como pelas conseqüências de suas decisões". (Dreide Turismóloga, orkut) Frase muito especial que todos deveriam prestar atenção no grande poder que ela tem. Muitos erram e culpam os outros pelos próprios erros, sendo diretamente você, o responsável pelos teus atos.
Pense em quem é o culpado de seus erros, de suas derrotas e de suas vitórias. Há colaboração de muitas pessoas em toda etapa de sua vida, sozinho não é possível viver e quem dizer que vive sozinho é alguem que ainda não pensou no que é a vida. Sozinho, nem nascer é possível. Você é o único responsável por tuas escolhas e pelas "consequencias" de cada ação.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A NATUREZA DAS COISAS


A NATUREZA DAS COISAS


O passarinho faz psiu
O gato faz mil
O cavalo riu
O cachorro til
O pintinho piu

O homem pensa
O boi pasta
A abelha trabalha
O papagaio tagarela
A preguiça dorme

A zebra espantada
O urubu deixa pra depois
A galinha cisca
A cobra rasteja
Tico-tico trata de filho que não é seu

A águia voa alto
A cigarra canta
O cordeiro não reclama
O beija-flor mel e perfume
A formiga tem fartura

O burro cargueiro
O caranguejo atravessado
A onça traiçoeira
O leão destemido
A morte finaliza.

E. M.

sábado, 19 de junho de 2010

A ÁRVORE E O CAPIM




energiasemfim



A ÁRVORE E O CAPIM

Uma criança em uma favela não fazia idéia quem eram seus pais. Morava só, em uma casinha construída de papelão e compensado ao lado de uma árvore bem alta. Não sei como fui dar atenção a um menino de rua. Sendo eu um executivo bem sucedido, muito ocupado e sempre preocupado com minha reputação, jamais dei atenção a esse tipo de gente. No entanto, uma pequena história narrada por um menino de talvez 07 anos, mudou este meu jeito de pensar e ver o mundo. Esta é a história entre uma árvore frondosa e o capim em sua volta em um terreno baldio que me narrou esta criança.
- Oh capim! – disse a árvore orgulhosa - Agora não podes mais me abafar, eu estou nas alturas. Quando eu era pequena você me abafava, porém eu lhe resisti, não tenho receio de você, sou mais forte, e em meus ramos fazem moradas os passarinhos que encantam o meu dia e saboreiam dos meus frutos.
- Você cresceu muito. Oh árvore – respondeu o capim - e perdeste a sua humildade. Esqueceu do adubo que fui para você crescer, da sombra que lhe proporcionei para que os raios de sol não lhe matassem enquanto era pequena.
- Você queria acabar comigo – falou novamente a árvore - porém quando falta à chuva você morre, enquanto eu sou capaz de resistir à seca até que volte a cair a chuva e tornar mais resistente, mais alta e mais robusta e produzir frutos para os passarinhos.
- Minha vida é curta – com voz firme disse o capim - a sua ao contrario é muito longa, principalmente com esta sua arrogância é longa até demais. Produz frutos grandes que precisam de muitos passarinhos para comerem um único fruto.
- Minha semente é pequena – continua o capim - são necessárias várias sementes para um mesmo passarinho. Entretanto, tenho sementes para alimentar os passarinhos o ano inteiro, com sombra para eles se esconderem. Mesmo depois que param as chuvas, minhas folhas começam a secar até que eu morra, ficando apenas minhas folhagens secas. Embaixo, cheio de sementes guardadas para meus amigos passarinhos até que volte a chuva e eu possa produzir mais sementes para alimentar meus amiguinhos que são pequenos como eu. Às vezes, aquele que é grande como você, que vai ainda acabar contigo, queima minhas folhas secas e mesmo assim ficam minhas sementes para meus queridos passarinhos. Minha tarefa aqui na terra é produzir sementes aos passarinhos, não importa quão curta é minha passagem, importa que eu cumpra com o meu dever: - realizar o meu ofício que me é dado sob o Sol.

O Capim não disse mais nada à árvore e ela também ficou em silêncio, envergonhada... Concluiu o menino e saiu correndo a me ver emocionado querendo lhe abraçar.
(Icassatti & Mendonça)

domingo, 14 de março de 2010

A ÁGUIA E A GALINHA



“Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/ rainha de todos os pássaros.

Depois de cinnco anos, este homem recebeu a visita de um naturalista.
Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Este pássaro não é galinha. É uma águia.
- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras,apesar das asas de quase três metros de extensão.
- Não – retrucou o naturalista. Ela é sempre será uma águia. Este coração fará um dia voar às alturas.
- Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá em baixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
- Eu disse, ela virou uma simples galinha!
- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia.
Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu à carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
- Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar uma ultima vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia , já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou...
Voou... até confundia-se com o azul do firmamento...” ( A águia e a galinha, Leonardo Boff)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SUCESSO E FRACASSO, DE QUEM É A CULPA?




Em uma pequena cidade do interior viviam dois irmãos gêmeos, filhos de um alcoólatra. Eram pessoas diferentes entre si. Um dos gêmeos também era alcoólatra, vivia caído pelas sarjeta, não tinha dinheiro, morava na rua. O outro era um rico empresário, tinha uma família feliz, ajudava habituamente o próximo, era um exemplo de conduta e modelo de sucesso.

Certo dia, alguém perguntou ao alcoólatra o porquê de ele ter ficado assim. Imediatamente, ele respondeu:
- Sou desse jeito porque meu pai era alcoólatra. Aprendi com ele a beber e, com a bebida, destruí minha vida.

A mesma pessoa perguntou, então, ao outro irmão:
- E quanto a você? A que atribui tanto sucesso? O que fez com que você construísse uma vida tão bonita e feliz?
E o sujeito respondeu:
- Sou assim porque meu pai era alcoólatra. Entendi, vendo a vida dele, que se eu bebesse iria destruir a mim e aos que amo. E decidi que não ira fazer a minha vida a mesma coisa que ele fez com a dele.


É você quem decide o que fará com os exemplos que seus pais lhe e com tudo que acontece com você.
A vida está cheia de exemplos de pessoas que passaram grandes dificuldades, deram a volta por cima e fizeram de sua luta um exemplo de dignidade e realização.
Substitua sua preoculpação por fé, preencha sua sensação de espíritoe transforme seu desespero em esperança.
(ROBERTO SHINYASHIKI - A CORAGEM DE CONFIAR)

MENOS EGOÍSTA


O ALQUIMISTA CONHECIA A LENDA DE NARCISO, UM BELO RAPAZ QUE TODOS OS DIAS IA COMTEMPLAR SUA PRÓPRIA IMAGEM NUM LAGO. ERA TÃO FASCINADO POR SI MESMO QUE CERTO DIA CAIU DENTRO DO LAGO E MORREU AFOGADO. NO LUGAR ONDE CAIU, NASCEU UMA FLOR, QUE CHAMARAM DE NARCISO.

MAS NÃO ERA ASSIM QUE OSCAR WILDE ACABAVA A HISTÓRIA.
ELE DIZIA QUE QUANDO NARCISO MORREU, VIERAM AS ORÉIADES,- DEUSAS DO BOSQUE - E VIRAM O LAGO TRANSFORMADO, DE UM LAGO DE ÁGUA DOCE, NUM CÂNTARO DE LÁGRIMAS SALGADAS.

- POR QUE VOCÊ CHORA? - PERGUNTARAM AS ORÉIADES.
- CHORO POR NARCISO. - DISSE O LAGO.
- AH, NÃO NOS ESPANTA QUE VOCÊ CHORE PORA POR NARCISO - CONTINUARAM ELAS. - AFINAL DE CONTAS, APESAR DE TODAS NÓS SEMPRE CORRERMOS ATRÁS DELE PELO BOSQUE, VOCÊ ERA O ÚNICO QUE TINHA A OPORTUNIDADE DE CONTEMPLAR DE PERTO SUA BELEZA.

- MAS NARCISO ERA BELO? - PERGUNTOU O LAGO.
- QUEM MAIS DO QUE VOCÊ PODERIA DIZER ISSO? - RESPONDERAM, SURPRESAS, AS ORÉIADES.
- AFINAL DE CONTAS, ERA EM SUAS MARGENS QUE ELE DEBRUÇAVA TODOS OS DIAS.

O LAGO FICOU CERTO TEMPO QUIETO. PO FIM, DISSE:

- EU CHORO POR NARCISO, MAS JAMAIS HAVIA PERCEBIDO QUE NARCISO ERA BELO.
"CHORO POR NARCISO PORQUE, TODAS ÀS VEZES QUE ELE SE DEITAVA SOBRE MINHAS MARGENS EU PODIA VER, NO FUNDO DOS SEUS OLHOS, MINHA PRÓPRIA BELEZA REFLETIDA".

"QUE BELA HISTÓRIA", DISSE O ALQUMISTA.

(Paulo Coelho, O Alquimista)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DIVIDIR COM OS OUTROS



APROVEITANDO UM PICO



Muitas décadas depois, o outrora jovem tambem havia envelhecido. Havia se mudado havia muito tempo para um pico, onde passava a maior parte do tempo,embora, de vez enquando, retornasse ao vale.
Um dia, apóos o almoço,sentou-se debaixo de uma árvore, aproveitando a vista magnífica.
Pensou pensou nas coisas que havia passado na vida e lembrou-se que, quando era mais novo, criara muitos de seus momentos bons e ruins sem se dar conta disso.
Lembrou-se com carinho do velho que lhe havia ensinadfo formas tão preciosas de lidar com os altos e baixos pelos quais havia passado.
Que profuna diferença isso fizera em sua vida profissional e pessoal! Acabara se tornando extraordinariamente tranquilo e bem sucedido tanto nos momentos bons como nos ruins.
Lembrou-se do tanto que devia ao velho.
Então, sorriu quando imaginou a voz do velho lembrando-o de que o verdadeiro crédito é da pessoa que aprende e aplica o que aprendeu.
Então, ouviu um barulho e se virou para olhar.
Mas não viu nada e retornou às reflexões.
Dava imenso valor ao tempo que vivera no vale. Mas preferia passar a maior parte do tempo no pico mais alto, onde havia erguido uma casa maravilhosa.
Gostava de convidar os amigos e a família para ficar com ele. Havia conquistado a fama de anfitrião generoso e amigo dedicado. E tinha um casamento feliz de muitos anos com aquela mulher especial que passara a amá-lo profundamente.
Ele havia se dado conta de que não se importava onde a pessoa vivia, mas como vivia. Não importava se era num vale fértil como seus pais ou num pico magnífico como o velho.
Ele vivia aquilo que sabia: que uma vida feliz e cheia de riquezas é como uma paisagem feita de picos e vales que vão se alternando naturalmente. Por fim, sentiu que estava não só numa jornada tranquila, mas que, mesmo antes de chegar ao destino, já se encontrava lá.
Sorriu.
O barulho que achou ter ouvido antes se repetiu, mais alto e mais perto. Ergueu os olhos e viu uma jovem que parecia assustada, e, que disse:
- Desculpe. Não quis importuná-lo.
Ela explicou que havia acabado de subir o pico depois de uma longa escalada desde o vale em que morava. Parecia esgotada do esforço realizado.
Quando começaram a conversar, ela se surpreendeu ao ver que estava falando para um completo estranho sobre algumas das dificuldades que vinha enfrentando no vale.
Por razões que não compreendia, essa jovem sentia que havia algo de especial naquele velho. Naquele momento, ela não tinha como saber que estava conhecendo uma das pessoas mais tranquilas e bem sucedidas do mundo. Parecia ser apenas um velho simpático.
Enquanto o dia avançava, eles começaram a falar sobre o que o velho chamava de perspequitiva dos picos e vales. Segundo ele, tratava-se de uma filosofia aliada a algumas técnicas - uma forma de ver as coisas e fazE-las que nos torna mais calmos e mais bem sucedidos nos momentos bons e ruins.
Notou que ela ouvia com atenção e alimentou a esperança de que aplicasse o que estava prestes a descobrir quando ainda era jovem, mais do que quando havia descoberto o mesmo. Pensou: Nunca é cedodemais para fazer com que bons e maus momentos trabalhem a nosso favor.
Depois de ouvir durante um bom tempo, ela perguntou:
- Você se importa se eu falar sobre isso com mais amigos e colegas de trabalho?
O velho riu e disse:
Você está um passo à minha frente. è muita consideração sua. Sim, seria maravilhoso se você pudesse...
... DIVIDIR COM OS OUTROS. (Picos e Vales, Spencer Johnson, M.D. p.111).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PERDÃO OU MUDANÇA DE COMPORTAMENTO?


PERDÃO OU MUDANÇA DE COMPORTAMENTO?


A melhor maneira de pedir perdão a alguém não é através de palavras e sim de ações, ou seja, mudança de comportamentos.
Não adianta você se desculpar com alguém de seus erros e continuar errando. Mostre seu erro, seu arrependimento, sua fraqueza através de uma nova maneira de ser.
O melhor ensinamento vem das boas ações e não dos grandes discursos. Quando você está em um caminho errado não adianta dizer a todos que você está nele, retorne e não siga em frente que esta é a maior palavra.
Se estiver perdido procure dentro de você que a resposta virá, o caminho e a direção certa alguém que habita dentro de você lhe dirá.
Jamais se desespere, tenha calma diante de qualquer situação. Se não tem o que dizer, cala-te e espere o momento certo de falar.
Se estiver nervoso, é melhor calar, porque neste momento vai dizer o desnecessário, vai ofender alguém e depois se arrependerá, talvez seja tarde demais. Tem momento que a melhor resposta é o silencio, mesmo que machuque, fere menos do que palavras pronunciadas desnecessariamente impensadas.( A CHAVE está sempre em suas mãos - ICASSATTI e MENDONÇA)

domingo, 31 de janeiro de 2010

SEDATIVO PARA DOR


O exercício físico é uma parte importante em um programa de redução de ansiedade e do estresse. A descarga de tensão física e emocional, que acompanha uma vigorosa sessão de exercícios, reduz direta e imediatamente a ansiedade e o estresse. Alem disso, os benefícios fisiológicos, a longo prazo, da prática de exercícios físicos reforçam a sua resistência ao estresse e promovem mudanças psicológicas benéficas.
Além de melhorar o funcionamento cardiovascular, o exercício regular tambem reduz a ansiedade pelo aperfeiçoamento do funcionamento cerebral. O exercício favorece em melhor oxigenação e circulação para o cérebro e para os nervos, pois desobstrui e dilata os vasos saanguíneos do corpo e do cérebro. Assim, mais nutrientes podem fluir para a execução das funções cerebrais e mais produtos tóxicos ser removidos do cérebro.
O exercício regular não só induz progressos funcionais no cérebro, mas também altera de forma surpreendente a própria química cerebral de um modo muito positivo, através das endorfinas beta. Estas substâncias, além de possuírem efeito sedativo para a dor, apresenta um efeito espetacular sobre a disposição e o ânimo. Reduzem tambem a ansiedade e a tensão nervosa.
Muitas pessoas transformam a prática de execícios em um bom hábito. E isso é muito positivo, substituem conscientemente, pelo exercício, os modos mais prejudiciais como lidavam com o estresse no passado, como abusar do álcool, comer em excesso ou adotar um comportamento agressivo.
Exercitar-se regularmente, entre três a cinco vezes por semana, pode até ser considerado um "vício" para alguns, mas ninguem pode negar que se trata de um vício muito positivo que acarreta efeitos benéficos para a saúde. (Ana Beatriz B. Silva, Mentes com medo da superação à compeensão, p. 179)

A ENGRENAGEM DA VIDA


Não interrompa a manifestação de carinho a uma pessoa querida, só porque os outros o julgam errado.
Consulte sua consciência e não dê ouvidos às vozes da inveja e do ciúme.
O carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida, que já é dura por si mesma.
A vida sem afeição é um inferno, um deserto sem oásis.
Conserve seu carinho, dedicando-o às pessoas a quem você ama. (Minutos de Sabedoria, 40ª ed. C. Torres Pastorino)

domingo, 24 de janeiro de 2010

AQUELE QUE PODE




Se alguem pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si mesmo e sua religião não vale nada. Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e viúvas em aflição, e, manter-se livre da corrupção do mundo.

Não fiquem criticando uns aos outros! Quem critica ou julga seu irmão, está criticando e julgando uma lei. E se você julga uma lei, você não é alguem que obedesse a uma lei, mas alguem que a julga. Ora, só um é o legislador e juiz:  AQUELE QUE PODE SALVAR E DESTRUIR. Quem é você para julgar o próximo? ( TIAGO partes do Cap 01 e 04)
energiasemfim

energia: CORAÇÃO ALEGRE FAFORECE

energia: CORAÇÃO ALEGRE FAFORECE
ALEGRIA DO CORAÇÃO É VIDA PARA O HOMEM E A SATISFAÇÃO LHE PROLONGA A VIDA
energiasemfim

CORAÇÃO ALEGRE FAFORECE


Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem e a satisfação lhe prolonga a vida.
Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o apetite e faz sentir o gosto da comida. (Eclesiástico, Cap: 30, Vers: 21 a 25)
energiasemfim

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

UMA HISTÓRIA NA PRAÇA



















UMA HISTÓRIA NA PRAÇA






Estava na praça de uma cidade e ouvi alguém contando uma história que lhe aconteceu, algo que ele viu através de um sonho



Era mais ou menos assim:



- Eu vi uma grande fila, havia um grande portão, todos que estavam na fila passavam por aquele portão. Quem estava não mais retornava.



Fiquei curioso pelo fato de toda aquela gente entrando por aquela porta e não vi ninguém entrou retornar. Então perguntei pra mim mesmo, pra onde ia aquela gente, quando der repente alguém convidou-me a ver o que acontecia depois daquele portão sem retorno.



Passei pelo portão e vi uma grande sala, ali estavam homens trabalhando, ou seja, guiando aqueles da grande fila á uma outra porta. Depois do portão existiam duas portas, uns entravam por uma porta que estava no fim de uma escadaria, outros por outra porta que estava na parte inferior, no início das escadas, sendo que estavam posicionadas verticalmente alinhadas, uma na parte superior, outra na parte inferior.



Vi, que entrava um de cada vez, aqueles homens colocavam um aparelho na cabeça de cada um que entrava, era como a cabeça deste era uma câmera digital, a qual transmitia uma imagem para um telão; no final, a última imagem era congelada por certo tempo no telão.



Então retirava o aparelho da cabeça da pessoa então era aberta uma das portas e ele entrava por ela.



Foi me permitido entrar e contemplar o que estava depois das duas portas. Na primeira que entrei, o que estava na parte inferior, vi pessoas caminhando de cabeça para baixo, todos sujos de lama, era um lamaçal de fogo, vi muitos chorando e se lamentando, era um lugar terrível.



Na outra porta vi um Sol com uma luz clara e não queimava a pele de ninguém, todos estavam felizes. Era um jardim imenso, com rios de águas cristalinas transbordando de pedras preciosas e ouro por toda parte. Era mesmo um lugar encantado.



Estava a pensar o porquê uns iam por uma porta outros por outra. Instantes antes de passar pelo portão, que era a ultima imagem, aquela que ficava congelada no telão, a que diria qual a porta seria aberta e teria de entrar por ela e não mais era permitido o retorno.



Ele continuou a contar a sua história e disse que aquilo era a terra, uma nova terra. O portão era a saída desta terra que conhecemos, uns estavam de cabeça para baixo, porque aquela terra era redonda na forma de uma moeda, e não na forma de uma laranja. De um lado estava o dia, do outro a noite, de um lado o bem, do outro o mal, de um lado a felicidade, do outro a tristeza e o lamento.



Ao fim da história, todos ficaram calados e em seguida foram cada um para suas casas, sem dizer uma só palavra.

energiasemfim

VIVER A VIDA








VIVER A VIDA




A vida foi feita pra viver


A dor pra sentir e aprender


O sol está fixo a brilhar


A nuvem escura sobre a terra a gotejar






A dor é uma grande professora


Quem com ela não aprende ela desafora


Aprender uma lição


É o mesmo que ganhar um milhão






O ouro é grande riqueza


Mas do coração não é realeza


O amor abre qualquer porta


Ódio qualquer espinhaço entorta






A vida foi feita pra viver


A dor pra sentir e aprender


Uma mente aberta encontra novos caminhos


A canção mais bela está no cantar dos passarinhos






O passarinho canta por está vivo


Eu às vezes nem sei onde piso


Cantar e ser feliz


Isto que o pardal sempre me ensinar quis

energiasemfim

PlanetaBrasileiro

Seguidores

Amigos por 1 mundo melhor