O mais importante é a vida, ou seja, a energia que move a matéria, o corpo. Viver e observar os detalhes das cores, os retalhos que formam um todo, as partes que compõe um sistema, isto é aproveitar a vida, a energia que nos é dado de graça. Esta energia é para ser aproveitada mesmo, e não para buscar explicação...
domingo, 30 de dezembro de 2018
Harmonia e Paz - Verdades Bíblicas - Cid Moreira
ENSINAMENTOS DE CID MOREIRA, LINK NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=7fA4bwENkS4
sábado, 22 de dezembro de 2018
O CANCER É UMA DOENÇA TRAIÇOEIRA
Já ouvi muitas pessoas dizendo esta frase: - O CANCER É UMA DOENÇA TRAIÇOEIRA. Seria correta esta afirmação? Se compreendermos o sentido de nossa vida aqui nesta terra perceberá que está de forma errada ou mal interpretada. Pois vejamos sinônimos da palavra traição: deslealdade, falsidade, infidelidade, laço...
Traiçoeira é quem usa de traição, pratica traição. Seria uma doença falsa, desleal, infiel, que arma laços para apanhar sua presa? Vai depender do ponto de vista de cada um, do jeito de pensar, da cultura, da fé...
Se é alguém que acredita em vida pós morte, independente de religião, que a vida é uma continuação depois de findar os dias nesta terra, com um corpo que deixa de existir e uma energia que movia o corpo humano continua um caminho desconhecido para a visão plena do ser humano, mas aceitável pela lógica da fé, o sentido desta frase muda.
Seria semelhante há um professor que aplica exercícios de fixação aos seus alunos preparando-os para a prova. Poderíamos afirmar que este professor está colocando um laço aos seus alunos, sendo desleal, falso, infiel por avisar, preparar seus alunos para o grande dia da prova? Com certeza que não!
Da mesma sorte o câncer pode assustar, causar terror, fazer estremecer de dor... Mas isto não o torna uma doença traiçoeira por ser sinônimo de morte e revelar em alguns casos reais a morte em um curto espaço de tempo. Alguns diagnosticados com câncer realmente morrem rápido, outros vivem décadas de vida normal após saber um dia que estavam com uma doença que poderiam lhe tirar o fôlego de vida.
Analisando por este outro lado conseguimos entender que o câncer é uma doença preparatória para a vida e ou para a morte. Porque muitos vivem como se não fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido.
Se quem avisa amigo é, o câncer não é traiçoeiro e muito menos inimigo. É um grande amigo que nos diz uma verdade máxima sobre a maior certeza, a morte.
Covarde e traiçoeiro é quem tira a vida sem que o atingido veja sequer o rosto do seu agressor, sem a mínima chance em se defender. Mesmo que descobre o câncer em fase terminal, pode haver cura através de um milagre, que não seria maior que o milagre de vir a este mundo como ser humano. Se ainda não seja fase terminal, os médicos vão dar remédio e a cura vem de Deus que deu a vida e é dono dela, podendo nos pedi-la de volta quando for à hora certa no projeto Dele.
Acreditando em Deus ou não, qualquer ser humano sabe que vai morrer, na morte do corpo todos acreditam, independentemente de acreditar na ressurreição. Aproveitar esse momento para viver mais intensamente independente de tempo, sabemos que a morte é certa, mas não sabemos o dia certo, então é só viver melhor o que ainda não foi vivido.
Um acidente é traiçoeiro, não avisa. Ser diagnosticado com um câncer analise que é um privilégio que poucos têm para se preparar para muitas das vezes não para a morte, mas para vida, pode ser os últimos instantes aqui nesta terra ou viver tempo longo aqui e ambas as formas ver melhor e preparar para a eternidade, acertando e ajustando os consertos e concertos na caminhada.
Câncer é mais sinônimo de vida, de fidelidade, de amigo, um amigo que é verdadeiro e não tem medo de machucar quando o assunto é a verdade. Não se assuste com um câncer em sua vida ou na vida de um ente querido, pois é um sinal para viver a vida sabendo que o amanhã pode não chegar e isto não é uma realidade apenas para quem ouve de um médico que o câncer está lhe atacando severamente ou moderadamente, todos estão sujeito à morte.
Muitos saem para um passeio, para um dia normal de trabalho, ficam em casa, atravessam a rua para comprar pão, adormecem no leito confortável, se alimentam, pratica uma boa ou má ação e às vezes os próximos passos serão dados por algumas pessoas assegurando as alças do caixão que você está dentro.
Viva a vida de maneira mais suave, mais leve, mais feliz, mais intensidade, mais pulsação, mais respiração, mais aclamação, mais paz, mais metamorfose, mais simplicidade, mais amor perfeito, mais certeza da eternidade, sabendo que na terra estamos de passagem e a qualquer momento embarcamos em uma nova viagem e aqui na terra deixamos tudo o que é de matéria, bens materiais, riquezas e até nosso corpo que em pouquíssimo tempo deteriora toda a beleza que nos envaidecia após nossa viagem em rumo ao projeto do Verdadeiro Criador de tudo de bom.
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
FAÇAMOS É GRANDEZA
Quanta riqueza há nesta afirmação: - “FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA”. Façamos... vemos que o Criador não está sozinho,não age sozinho, não é autoritário, é justo e muito bom. Estão trabalhando em harmonia, em sintonia, em união, em conjunto e com humildade o Soberanamente Poderoso fala a quem está lhe ajudando uma frase que o define muito bem quão grandioso Ele é. Esta grandeza está relacionada muito mais com amor perfeito, com humildade verdadeira, com liderança, um Criador Poderoso com sua face amigável e não uma face que causa medo e tremor em seus liderados.
Façamos, uma palavra mágica antes de se fazer, antes de criar, ainda em planejamento, sabendo o que fazer convida todos que estão envolvidos no trabalho a se sentirem mais valorizados ao mais perfeito trabalho: uma criatura à imagem daqueles que tinham criado tudo, faltando a obra mais perfeita, a última após tudo está preparado para receber o governante, dominador, a única semelhante aos seus Criadores Celestiais.
Este grande Construtor chama a responsabilidade pra cima de todos os envolvidos, mostrando que o trabalho em equipe é mais perfeito, mais valorizado e nos ensina que Ele como Criador de tudo, Poderoso e tão perfeito que há inicio pra tudo menos pra seu próprio nascimento, pois Ele sempre existiu, que devemos ter humildade e amor para trabalharmos em equipe, valorizando a todos. Pois Ele com poder absoluto convida todos para a participarem de sua criação, poderia fazer sozinho pra mostrar ainda mais o seu grande poder, mas prefere mostrar mais humildade e amor em equipe, que poder absoluto e concentrado.
O mais importante para nós seres humanos é que fomos criados à imagem e semelhança de seres Criadores, liderados por um Líder que não tem como descrever sua generosidade, amor, humildade. Sendo impossível pagarmos o que Ele nos fez: nossa existência. Não há louvor, elogio, gesto ou palavra suficientemente capaz de descrevermos o que Ele nos fez.
O que devemos fazer é aceitarmos esta grandeza de sermos como fomos criados: imagem e semelhança do Ser auto criador, completo e perfeito em poder, amor, sabedoria... Fazendo e observando suas ordens que são perfeitas, muito boas e justas. Somos criaturas feitas à imagem e semelhança do mais poderoso ser, daquele absolutamente criador de tudo, o único que sempre existiu e que foge da regra que há início pra tudo, pois não existe limite pra sua origem, é tão complexa quanto seu amor, poder, é mais complexo do que o próprio universo.
Que louvemos ao seu nome sempre, porque Ele é digno de todo o louvor de toda a glória, por toda a eternidade.
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
NEM TODOS RECONHECEM O SEU PODER
Então Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve grande agitação no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porem, estava dormindo.
Os discípulos se aproximaram e o acordaram, dizendo:
- Senhor, salva-nos, porque estamos afundando! - Jesus respondeu:
- Por que vocês têm medo, homens de pouca fé?
E levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e tudo ficou calmo.
Os homens ficaram admirados e disseram:
- Quem é esse homem a quem até o vento e o mar obedecem?
Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro Dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. Então eles gritaram:
- Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. Os demônios suplicavam:
- Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos. Jesus disse:
- Podem ir.
Os demônios saíram e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada.
Os homens que guardam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles.
Jesus subiu numa barca, passou para a outra margem e chegou à sua cidade. Nisso, levaram a Ele um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
- Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados.
Então alguns doutores da Lei pensaram:
- Esse homem está blasfemando!
Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
- Por que é que vocês pensam coisas más? O que é mais fácil dizer: - os teus pecados estão perdoados; - ou dizer: - levante-se e ande?
Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados – então Jesus disse ao paralítico:
- Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa.
O paralítico então se levantou e foi para sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. (MT, 8,23-34; 9,1-8).
Vemos três partes, três criaturas sendo atores principais em dado momento da história em reconhecer ou não o poder de quem é coautor do universo:
1 – Água e vento;
2 – Demônios;
3 – Ser humano.
As ondas do mar e o vento ouvem, reconhecem e obedecem a voz de seu Criador; os demônios da mesma sorte reconhecem o poder do Filho do Homem e obedecem à sua ordem, deixando aqueles homens livres; os doutores da Lei porem, desconhecem que estão diante do Reino de Deus.
Ainda na primeira parte podemos aprender sobre a paz profunda do espírito, em ser capaz de dormir ao fundo de um barco sendo balançado pelas tormentas da tempestade. Onde devemos aprender a ser calmos e termos controle da situação, seja qual for o poder da tempestade. Nada foge ao controle do Criador, devemos ter fé e confiar Nele e se entregar a Ele, buscando-o em primeiro lugar acima de tudo.
Na segunda parte compreendemos que o demônio veio para mentir, roubar, destruir e não é digno de confiança, suplicam misericórdia e se jogam contra quem teve compaixão em não lhes mandar para o abismo, causando prejuízo financeiro à comunidade, para que assim se voltassem contra o Dono da verdade, do amor e do poder, dando oportunidade de ficarem por perto esperando a próxima oportunidade em perturbar mais pessoas, levando-as ao caminho da perdição juntamente com o que está preparado a eles mesmos que são inimigos da verdade, da justiça e do amor.
Na última parte percebemos quão complexo é o ser humano, quão duro de coração em não conseguir ver o poder de Deus nas obras de seu Filho, podemos concluir com afirmação do próprio Jesus em outro encontro com as autoridades dos judeus, onde ele afirma em que “o pai de vocês é o diabo”, porque senão reconheceriam a verdade, mas desconhecem e rejeitam-a.
Os discípulos se aproximaram e o acordaram, dizendo:
- Senhor, salva-nos, porque estamos afundando! - Jesus respondeu:
- Por que vocês têm medo, homens de pouca fé?
E levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e tudo ficou calmo.
Os homens ficaram admirados e disseram:
- Quem é esse homem a quem até o vento e o mar obedecem?
Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro Dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. Então eles gritaram:
- Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. Os demônios suplicavam:
- Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos. Jesus disse:
- Podem ir.
Os demônios saíram e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada.
Os homens que guardam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles.
Jesus subiu numa barca, passou para a outra margem e chegou à sua cidade. Nisso, levaram a Ele um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
- Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados.
Então alguns doutores da Lei pensaram:
- Esse homem está blasfemando!
Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
- Por que é que vocês pensam coisas más? O que é mais fácil dizer: - os teus pecados estão perdoados; - ou dizer: - levante-se e ande?
Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados – então Jesus disse ao paralítico:
- Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa.
O paralítico então se levantou e foi para sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. (MT, 8,23-34; 9,1-8).
Vemos três partes, três criaturas sendo atores principais em dado momento da história em reconhecer ou não o poder de quem é coautor do universo:
1 – Água e vento;
2 – Demônios;
3 – Ser humano.
As ondas do mar e o vento ouvem, reconhecem e obedecem a voz de seu Criador; os demônios da mesma sorte reconhecem o poder do Filho do Homem e obedecem à sua ordem, deixando aqueles homens livres; os doutores da Lei porem, desconhecem que estão diante do Reino de Deus.
Ainda na primeira parte podemos aprender sobre a paz profunda do espírito, em ser capaz de dormir ao fundo de um barco sendo balançado pelas tormentas da tempestade. Onde devemos aprender a ser calmos e termos controle da situação, seja qual for o poder da tempestade. Nada foge ao controle do Criador, devemos ter fé e confiar Nele e se entregar a Ele, buscando-o em primeiro lugar acima de tudo.
Na segunda parte compreendemos que o demônio veio para mentir, roubar, destruir e não é digno de confiança, suplicam misericórdia e se jogam contra quem teve compaixão em não lhes mandar para o abismo, causando prejuízo financeiro à comunidade, para que assim se voltassem contra o Dono da verdade, do amor e do poder, dando oportunidade de ficarem por perto esperando a próxima oportunidade em perturbar mais pessoas, levando-as ao caminho da perdição juntamente com o que está preparado a eles mesmos que são inimigos da verdade, da justiça e do amor.
Na última parte percebemos quão complexo é o ser humano, quão duro de coração em não conseguir ver o poder de Deus nas obras de seu Filho, podemos concluir com afirmação do próprio Jesus em outro encontro com as autoridades dos judeus, onde ele afirma em que “o pai de vocês é o diabo”, porque senão reconheceriam a verdade, mas desconhecem e rejeitam-a.
sexta-feira, 16 de novembro de 2018
ONDE ENCONTRAR A FELICIDADE?
Jesus disse que feliz é quem ouve a Palavra de Deus e a seguem. E qual é a Palavra de Deus? Em Miqueias, 6,8 - “Ó homem, já lhe foi explicado o que é bom e o que Javé exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com seu Deus.”
Praticar o direito, fazer às pessoas o mesmo que gostaria que lhe fizesse. Não explorar o próximo, não fazendo objeto de ninguém, mas tratando todos com respeito e valorizar o semelhante.
Viver com sinceridade e verdade, sem hipocrisia. Não temendo as obras realizadas às escondidas, onde olhar humano não penetra, mas o olhar do Criador está vendo tudo o que um dia terá de ser prestado contas pelos atos de cada um.
Amar a misericórdia, ter compaixão de quem precisa de compaixão, dar mais valor ao ser humano que aos bens materiais. Acreditar no potencial escondido em uma pedra bruta e mostrar o brilho que está abaixo da camada que precisa ser removida.
Caminhando humildemente com Deus Criador, tendo o privilégio da melhor companhia e saber que o Rei Soberano se esconde no coração do mendigo, no telhado do desabrigado, na companhia do que foi marginalizado pela sociedade.
Ser feliz é viver em paz, mesmo na guerra. Andar na luz, envolto à treva. Ser forte, onde se evaporou o vigor. Ser livre, mesmo que cercado de cadeias físicas. Ser justo, honesto, sincero, fiel, transparente e sábio, batalhador. Ser feliz é tornar a vida doce, fazê-la ter sentido, fazer valer a pena o nosso fôlego, o sangue que irriga nosso corpo.
Praticar o direito, fazer às pessoas o mesmo que gostaria que lhe fizesse. Não explorar o próximo, não fazendo objeto de ninguém, mas tratando todos com respeito e valorizar o semelhante.
Viver com sinceridade e verdade, sem hipocrisia. Não temendo as obras realizadas às escondidas, onde olhar humano não penetra, mas o olhar do Criador está vendo tudo o que um dia terá de ser prestado contas pelos atos de cada um.
Amar a misericórdia, ter compaixão de quem precisa de compaixão, dar mais valor ao ser humano que aos bens materiais. Acreditar no potencial escondido em uma pedra bruta e mostrar o brilho que está abaixo da camada que precisa ser removida.
Caminhando humildemente com Deus Criador, tendo o privilégio da melhor companhia e saber que o Rei Soberano se esconde no coração do mendigo, no telhado do desabrigado, na companhia do que foi marginalizado pela sociedade.
Ser feliz é viver em paz, mesmo na guerra. Andar na luz, envolto à treva. Ser forte, onde se evaporou o vigor. Ser livre, mesmo que cercado de cadeias físicas. Ser justo, honesto, sincero, fiel, transparente e sábio, batalhador. Ser feliz é tornar a vida doce, fazê-la ter sentido, fazer valer a pena o nosso fôlego, o sangue que irriga nosso corpo.
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
SEGUIR AO DEUS CRIADOR OU AO HOMEM?
Ainda criança tinha curiosidade em saber por qual motivo ao lerem o que estava escrito nos dez mandamentos conforme se encontra em (Exodo, 31:18), “quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”
O que refiro não se encontra nesta parte, mas a afirmação do que quero relatar, aqui só a confirmação de quem escreveu e onde escreveu e por que escrever na pedra?! Conforme segue as palavras gravadas nas duas pedras:
E Deus falou todas estas palavras:
1 - Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
2 - Não terás outros deuses além de mim. Não fará para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
3 - Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
5 - Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
6 - Não matarás.
7- Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". (Éxodo, 20: 01, 17)
O que foi escrito na pedra pelo dedo de Deus, certamente é irrevogável, imutável, eterno assim como testifica e exorta em várias partes na Palavra de Deus, segue algumas referências:
Dt 04:02 Não acrescentem nada ao que lhes ordeno, nem retirem coisa nenhuma. Observem os mandamentos de Javé seu Deus do modo como eu lhes ordeno.
Pr 30:06 Não acrescente nada às palavras dele porque ele o questionaria e a sua fraude seria descoberta.
Dn 07:25 Blasfemará contra o Altíssimo e perseguirá seus santos; pretenderá modificar o calendário e a lei de Deus. Os fieis serão entregues em suas mãos por três anos e meio.
Mat 24:11-13 Vão surgir muitos falsos profetas, que enganarão muita gente. A maldade se espalhará tanto, que o amor de muitos se resfriará. Mas quem perseverar até o fim, será salvo.
Mat 24:24 Porque vão aparecer falsos messias e falsos profetas, que farão grandes sinais e prodígios, a ponto de enganar até mesmo os eleitos, se fosse possível.
Gál 01:07-08;10 Na realidade, porem, não existe outro evangelho. Há somente pessoas que estão semeando confusão entre vocês e querem deturpar o evangelho de Cristo. Maldito aquele que anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que anunciamos, ainda que sejamos nós mesmos ou algum anjo do céu. Por acaso é aprovação dos homens que estou procurando, ou é aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se estivesse procurando agradar aos homens, eu já não seria servo de Cristo.
Ap 22:18-19 A quem está escutando as palavras da profecia deste livro, eu declaro: se alguém acrescentar qualquer coisa a este livro, Deus vai acrescentar a essa pessoa as pragas que aqui estão descritas. E se alguém tirar alguma coisa das palavras do livro desta profecia, Deus vai retirar dessa pessoa a sua parte na árvore da Vida e na Cidade Santa, que estão descritas neste livro.
Como se pode analisar, Deus fala no início sobre não acrescentar nem retirar nada do que nos ordena as palavras ditas a Moises na transformação de escravos egípcios no povo de Israel, eleito pelo próprio Deus como seu povo. Fala em várias outras partes e no último livro que compõe a Bíblia, a revelação a seu filho João, encerra com a advertência sobre preservar intacta a palavra do Senhor aos seus filhos.
O que quero falar a princípio se refere ao quarto mandamento, sendo um sinal da criação de Deus, o qual fez tudo que existe em seis dias, acrescentando o sábado para descanso em honra e glória ao Criador pelos filhos que foram criados à sua imagem e semelhança, com direito e dever em continuar procriando e vivendo conforme a vontade do Pai que tudo criou: honestidade, justiça, verdade, amor, misericórdia, lealdade, fidelidade, pureza.
Mt 22:29 Jesus respondeu: “vocês estão enganados porque não conhecem as escrituras, nem o poder de Deus.” Se vê claramente a necessidade de conhecer as escrituras e o poder de Deus para não ser enganados. Se tivermos noção do quanto somos limitados e que somos uma alma em um corpo e não um corpo que tem uma alma, pois o corpo passará, enquanto a alma continuará para a eternidade.
Mt 05:17-20 Não pensem que eu vim abolir a Lei e os profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar a outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino de Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu.
Jesus sabendo que viria tempo em que alguém iria mudar a Lei, deixou claro que nem uma letra ou uma vírgula serão tiradas da Lei. Para completar ainda disse que pra entrar no Reino do Céu tem que ultrapassar a justiça dos doutores da Lei e fariseu que seguiam a Lei com todo rigor, porem nem sempre tinham misericórdia e amor.
A Lei foi escrita pelo dedo de Deus no coração do homem no início, depois foi escrita na pedra como prova para todos, para ninguém esquecer. No entanto o próprio Deus disse que escreveria a Lei no coração do homem (Jr 31:33), significa que Ele quer nossas atitudes espontâneas e não por obrigação, ação por amor e misericórdia e não por seguir friamente a Lei.
O grande pregador da Boa Nova de Deus, Paulo, disse (Rm 02:13): pois não são aqueles que ouvem a Lei que são justos diante de Deus e sim aqueles que praticam o que a Lei manda, com amor e misericórdia com atitude natural do coração puro, que age com simplicidade, sinceridade e verdade.
O que refiro não se encontra nesta parte, mas a afirmação do que quero relatar, aqui só a confirmação de quem escreveu e onde escreveu e por que escrever na pedra?! Conforme segue as palavras gravadas nas duas pedras:
E Deus falou todas estas palavras:
1 - Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
2 - Não terás outros deuses além de mim. Não fará para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
3 - Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
5 - Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
6 - Não matarás.
7- Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". (Éxodo, 20: 01, 17)
O que foi escrito na pedra pelo dedo de Deus, certamente é irrevogável, imutável, eterno assim como testifica e exorta em várias partes na Palavra de Deus, segue algumas referências:
Dt 04:02 Não acrescentem nada ao que lhes ordeno, nem retirem coisa nenhuma. Observem os mandamentos de Javé seu Deus do modo como eu lhes ordeno.
Pr 30:06 Não acrescente nada às palavras dele porque ele o questionaria e a sua fraude seria descoberta.
Dn 07:25 Blasfemará contra o Altíssimo e perseguirá seus santos; pretenderá modificar o calendário e a lei de Deus. Os fieis serão entregues em suas mãos por três anos e meio.
Mat 24:11-13 Vão surgir muitos falsos profetas, que enganarão muita gente. A maldade se espalhará tanto, que o amor de muitos se resfriará. Mas quem perseverar até o fim, será salvo.
Mat 24:24 Porque vão aparecer falsos messias e falsos profetas, que farão grandes sinais e prodígios, a ponto de enganar até mesmo os eleitos, se fosse possível.
Gál 01:07-08;10 Na realidade, porem, não existe outro evangelho. Há somente pessoas que estão semeando confusão entre vocês e querem deturpar o evangelho de Cristo. Maldito aquele que anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que anunciamos, ainda que sejamos nós mesmos ou algum anjo do céu. Por acaso é aprovação dos homens que estou procurando, ou é aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se estivesse procurando agradar aos homens, eu já não seria servo de Cristo.
Ap 22:18-19 A quem está escutando as palavras da profecia deste livro, eu declaro: se alguém acrescentar qualquer coisa a este livro, Deus vai acrescentar a essa pessoa as pragas que aqui estão descritas. E se alguém tirar alguma coisa das palavras do livro desta profecia, Deus vai retirar dessa pessoa a sua parte na árvore da Vida e na Cidade Santa, que estão descritas neste livro.
Como se pode analisar, Deus fala no início sobre não acrescentar nem retirar nada do que nos ordena as palavras ditas a Moises na transformação de escravos egípcios no povo de Israel, eleito pelo próprio Deus como seu povo. Fala em várias outras partes e no último livro que compõe a Bíblia, a revelação a seu filho João, encerra com a advertência sobre preservar intacta a palavra do Senhor aos seus filhos.
O que quero falar a princípio se refere ao quarto mandamento, sendo um sinal da criação de Deus, o qual fez tudo que existe em seis dias, acrescentando o sábado para descanso em honra e glória ao Criador pelos filhos que foram criados à sua imagem e semelhança, com direito e dever em continuar procriando e vivendo conforme a vontade do Pai que tudo criou: honestidade, justiça, verdade, amor, misericórdia, lealdade, fidelidade, pureza.
Mt 22:29 Jesus respondeu: “vocês estão enganados porque não conhecem as escrituras, nem o poder de Deus.” Se vê claramente a necessidade de conhecer as escrituras e o poder de Deus para não ser enganados. Se tivermos noção do quanto somos limitados e que somos uma alma em um corpo e não um corpo que tem uma alma, pois o corpo passará, enquanto a alma continuará para a eternidade.
Mt 05:17-20 Não pensem que eu vim abolir a Lei e os profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar a outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino de Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu.
Jesus sabendo que viria tempo em que alguém iria mudar a Lei, deixou claro que nem uma letra ou uma vírgula serão tiradas da Lei. Para completar ainda disse que pra entrar no Reino do Céu tem que ultrapassar a justiça dos doutores da Lei e fariseu que seguiam a Lei com todo rigor, porem nem sempre tinham misericórdia e amor.
A Lei foi escrita pelo dedo de Deus no coração do homem no início, depois foi escrita na pedra como prova para todos, para ninguém esquecer. No entanto o próprio Deus disse que escreveria a Lei no coração do homem (Jr 31:33), significa que Ele quer nossas atitudes espontâneas e não por obrigação, ação por amor e misericórdia e não por seguir friamente a Lei.
O grande pregador da Boa Nova de Deus, Paulo, disse (Rm 02:13): pois não são aqueles que ouvem a Lei que são justos diante de Deus e sim aqueles que praticam o que a Lei manda, com amor e misericórdia com atitude natural do coração puro, que age com simplicidade, sinceridade e verdade.
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
DO SÁBADO PARA O DOMINGO
Introdução: O mundo cristão tem observado dois dias diferentes. De um lado, a maioria dos cristãos observa com sinceridade o domingo, o primeiro dia da semana, acreditando que é um memorial da ressurreição de Cristo. De outro lado, um grupo de cristãos, igualmente sinceros, crêem que a Bíblia honra apenas o sétimo dia como o sábado do Senhor.
Bem, então em algum momento da história alguém fez a mudança do dia de guarda.
• Como isto aconteceu?
• Quem mudou o descanso do sábado, o sétimo dia da semana, para o domingo, o primeiro dia da semana?
• Será que Deus, Cristo, ou talvez os apóstolos, fizeram essa mudança?
• Será que a Bíblia autoriza essa mudança?
1- Quando Deus deu os Dez Mandamentos a Seu povo, Ele também deixou claro que nenhum ser humano deveria mudar suas ordens.
“NADA ACRESCENTEM às palavras que eu lhes ordeno e delas NADA RETIREM, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Seu Deus, que eu lhes ordeno”. Deuteronômio 4:2
2- O próprio Deus prometeu não alterar Seus mandamentos:
“NÃO VIOLAREI a minha aliança NEM MODIFICAREI AS PROMESSAS DOS MEUS LÁBIOS”. Salmo 89:34
“Porque eu, o SENHOR, NÃO MUDO…” Malaquias 3:6
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem NÃO PODE EXISTIR VARIAÇÃO OU SOMBRA DE MUDANÇA”. Tiago 1:17
3- Jesus não mudou o sábado nem anulou. Ele o confirmou em sua vida e até declarou:
“Não penseis que vim ABOLIR A LEI ou os Profetas; NÃO VIM ABOLIR, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra”. Mateus 5:17 e 18.
4- Os discípulos e apóstolos continuaram guardando o sábado
Tiago, o primeiro líder da igreja cristã primitiva, escreveu o seguinte sobre os Dez Mandamentos:
“Pois aquele que GUARDA TODA LEI, MAS TROPEÇA EM UM SÓ PONTO, TORNA-SE CULPADO DE TODOS. Pois aquele que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás”. Tiago 2:10, 11
5- Lucas, o médico e evangelista da igreja primitiva, relatou:
“NO SÁBADO, SAÍMOS DA CIDADE e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração.” Atos 16:13
6- No livro de Atos no Novo Testamento Lucas menciona 84 vezes que o sábado era observado pelos seguidores de Cristo, todos abrangendo um período de 14 anos depois da ressurreição de Jesus:
– 2 sábados em Antioquia (Atos 13:14, 42, 44);
– 1sábado em Filipos (Atos 16:13);
– 3 sábados em Tessalônica (Atos 17:2, 3);
– 78 sábados em Corinto (Atos 18:4, 11).
7- João, o último dos doze apóstolos a morrer, guardou o sábado. Ele escreveu:
“No DIA DO SENHOR achei-me no Espírito”. Apocalipse 1:10
8- De acordo com a Lei de Deus, o dia do Senhor é o sábado:
“Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu DEUS…”. Êxodo 20:10
ENTÃO, DE ONDE VEIO O DOMINGO?
Observação: Na Bíblia o primeiro dia da semana nunca é chamado de domingo! Nem é chamado de dia santo, nem existe qualquer indicação de que deveria ser separado como um dia de adoração.
Só existem oito textos nas Escrituras que falam do primeiro dia da semana; Se na Bíblia existe alguma ordem ou permissão para a troca do sétimo para o primeiro dia da semana, tem que estar nestes oito textos.
Vamos fazer um exame crítico dos oito textos que mencionam o primeiro dia da semana e ver se existe uma autorização Bíblica para a mudança?
1º – Mateus 28:1. “E, no fim do Sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
Você achou que aqui existe alguma coisa indicando que Deus mudou o dia de adoração do sábado para o domingo? Está claro que não!
Este texto foi escrito no ano 62 d.C., 31 anos depois da ressurreição de Jesus. Ele só descreve que Maria Madalena e Maria a Mãe de Jesus, estão esperando terminar o sábado de descanso para irem ver o corpo de Jesus. Ao contrário este é mais um texto que prova que, após a morte de Jesus, o dia que se guardava era o Sábado.
2º – Marcos 16:2. “E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do Sol.”
No verso 1, fala que elas esperaram passar o Sábado. Este texto também foi escrito 31 anos após a morte de Jesus, em Marcos 2:28, Marcos menciona que o Sábado é o Dia do Senhor e desconhece completamente o domingo.
3º – Marcos 16:9. “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena…”
Este texto também foi escrito 31 anos após a ressurreição de Jesus. Também não fala nada sobre guardar o domingo. Dá pra notar, que Jesus teve todo o cuidado de não violar o sábado nem na sua morte. Seus trabalhos de criação e redenção foram realizados honrando o Sábado.
4º – Lucas 24:1. “E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.”
Lucas escreveu isso no ano 64 D.C., 33 anos depois da ressurreição do Senhor,. Não vemos nada nem ninguém dizendo sobre guardar o domingo. Pelo contrário, Lucas faz questão de deixar claro no capítulo 23, no verso 56 seu conceito sobre o sábado.. . veja: “E voltando elas, no Sábado repousaram, conforme o mandamento.”
5º – João 20:1. “E no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.”
Este texto foi escrito no ano 97 d.C., 66 anos depois de Jesus ressuscitar, e também não diz nada a favor do domingo.
6º – João 20:19. “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro dia da semana, e trancadas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus… e disse-lhes: Paz seja convosco.”
Este texto não fala nem sequer que os discípulos se reuniram para um culto. Pelo contrario, só estavam ali escondidos por causa do medo! Apenas isso!
7º – Atos 20:7. “E, no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo que havia de viajar no dia seguinte, falava com eles; e prolongou o discurso até à meia noite.”
Esta era à noite de sábado. Eles haviam passado o sábado todo, juntos, como era seu costume (Atos 17:2); e, ao terminar o dia, no pôr-do-Sol, e começar o primeiro dia (início da noite de Sábado), Paulo que teria de partir no dia seguinte, desejou usufruir da presença dos discípulos, e isso foi até à meia noite. Você notou que Paulo, evitou iniciar uma viagem no Sábado?
8º – “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá ajuntando para que se não façam coletas quando eu for.” 1ª Coríntios 16:2.
Paulo soube que os crentes de Jerusalém (Atos 11:28 e 29) estavam em grandes necessidades, e os discípulos decidiram socorrê-los.
Paulo então pediu aos irmãos que EM CASA, e não na igreja, no primeiro dia da semana, fossem ajuntando alguma coisa; dinheiro, alimento, roupa, sandálias… Paulo estava organizando o trabalho de assistência social, apenas isso.
Bem, aqui foram os únicos oito versos da Bíblia onde aparece o primeiro dia da semana citado. Você achou que em alguns destes textos Deus mandou mudar o dia de guarda para o domingo? Achou que em algum deles há provas de que os discípulos guardavam o domingo?
Então voltamos à pergunta:
QUEM MUDOU O DIA DE GUARDA, E QUANDO ISTO ACONTECEU?
Bem logo depois que Jesus subiu ao céu, o cristianismo começou a ser perseguido terrivelmente! Os grandes e terríveis shows de crueldade no Coliseu eram espetáculos de morte!
Durante muitos anos os cristãos foram perseguidos até a morte. Morriam homens, mulheres e crianças.
O problema para Roma, era que apesar de perseguir e matar muitos cristãos, eles não conseguiam matar o cristianismo! O sangue dos cristãos na terra era como semente que fazia com que aparecessem mais e mais cristãos!
Nenhum imperador Romano, por mais poderoso que tenha sido, conseguiu vencer o cristianismo pelo medo! A perseguição foi em vão!
Mas você conhece aquele velho ditado: Se você não pode com eles, então junte-se a eles!
Assim, um imperador, muito esperto, decidiu que não iria mais lutar contra o cristianismo, ao contrário iria unir-se aos cristãos. Ele resolveu se declarar cristão, e agora fez com que o cristianismo passasse a ser a religião oficial do Estado. O nome deste imperador era Constantino. Só que Constantino era pagão, amava a outros deuses, guardava outro dia, a Bíblia para ele não valia nada!
Assim, Constantino parou com a perseguição, e o que muitos pensaram que era uma bênção, foi uma maldição! Isto porque Constantino começou a introduzir dentro do cristianismo as coisas nas quais ele acreditava! Aos poucos ele foi fabricando um cristianismo que era a sua própria cara!
Constantino, que era pagão portando, idólatra (adorava a ídolos) , introduziu dentro do cristianismo a adoração de imagens. E isso, depois que o Novo Testamento já tinha sido completado e que todos os apóstolos já tinham morrido, no dia 7 de março de 321 AD, Constantino o Grande promulgou a primeira lei civil acerca do domingo, ordenando que todas as pessoas do império romano, exceto os fazendeiros, deveriam descansar no domingo.
Foi o primeiro Decreto Dominical. De 07/03/321, e dizia o seguinte:
“Devem os magistrado e as pessoas residentes nas cidades repousar, e todas as oficinas serem fechadas no venerável dia do Sol… ”
QUEM ASSUMIU A MUDANÇA?
Quem oficialmente ASSUMIU A MUDANÇA do dia de descanso do sétimo dia para o primeiro dia da semana foi a Igreja Católica.
Um catecismo da Igreja Católica Romana, de Peter Geiermann diz:
“Pergunta: Qual é o dia de descanso?
Resposta:O sábado é o dia de descanso.
Pergunta: Por que guardamos o domingo e não o sábado?
Resposta: Guardamos o domingo ao invés do sábado porque a Igreja Católica… transferiu a solenidade do sábado para o domingo”.
Isso já havia sido profetizado
O profeta Daniel manda um aviso a toda a humanidade. Ele diz que haveriam poderes na terra mudando a Lei de Deus!
DANIEL 7:25 “Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará m mudar os tempos e a lei;”
E assim o dia que era contado de por do sol a por do sol, conforme Levíticos 23:32 “Sábado de descanso solene vos será; de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado” passou a ser contado de meia a meia noite, e o mandamento “Lembra-te do dia de sábado para o santificar” passou para o “guardar domingos e festas…”
Detalhes: Só no Novo Testamento há 59 referências ao Sábado.
Paulo, o grande missionário que estabeleceu várias igrejas, ungiu diversos presbíteros e diáconos, empossou líderes na igreja, Ele fez tudo isso, mas nunca falou ou fez nada que apoiasse a mudança do sábado para o domingo. Pelo contrário, em Éfeso e Corinto guardou e pregou em 194 Sábados, durante três anos e nove meses.
Lucas, escreveu sobre os Atos dos Apóstolos, especialmente os de Paulo, ele também não falou nada da mudança do sábado para o domingo. Bem se Paulo não falou em nenhuma oportunidade que o domingo ocupou o lugar do Sábado, é porque ele não pensava assim.
DECLARAÇÕES IMPORTANTES DE DIVERSAS RELIGIÕES
CONGREGACIONALISTAS: “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.” – Mode and Subjects of Baptism, por Fowler.
METODISTAS: “É certo não haver mandamento para o batismo infantil… tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” – Theological Compend (1902), Rev. Amós Binneyas, 180 e 181.
LUTERANOS: “A observância do domingo não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da igreja.” – Augsburg Confession of Faith citado em Cox’s Sabbath Manual, pág. 287.
PRESBITERIANOS: “Deus instituiu o sábado na criação do mundo separando para este fim o sétimo dia, e impôs sua observância como obrigação universal, moral e perpétua.” – Dr. Archibaldo A. Hodge, da Comissão Presbiteriana de Publicidade.
PENTECOSTAIS: “A Bíblia nos mostra a sagrada Lei de Deus: ‘faça isto’, ‘não farás!’. ÊXODO CAPITULO 20. E essa Lei deveria ser observada, cumprida rigorosamente… – Lições Bíblicas, 7-12/1966, Dir. Respons. Pastor Emílio Conde, pág. 12.
BATISTAS: “Cremos que a Lei de Deus é a base ETERNA E IMUTÁVEL do Seu governo moral (Rom. 3: 31. Mat. 5: 17. Luc. 16:17. Rom. 3:20); que essa Lei é santa, justa e boa (Rom. 7: 12. Sal. 119);… que um dos principais objetivos do evangelho é o de libertar os homens do pecado e restaurá-los em Cristo a uma obediência sincera dessa santa lei, …(Rom. 8:2-4. Heb. 8: 10. Heb. 12.22-25).” – Manual das Igrejas Batista, por Willian Carey Taylor, 4a. Edição, 1949, pág. 178, Artigo XII – Casa Publicadora Batista.
MÓRMONS – “Há aqueles que gostariam de destruir o DECÁLOGO, OU OS DEZ MANDAMENTOS… Tais mandamentos não foram ab-rogados, nem anulados e estão em vigor hoje da mesma forma como estiveram quando pronunciados em meio aos trovões no Monte Sinai, embora não sejam observados.” – Joseph Fielding Smith, The Heed to Yourselves, pág. 133.
CATÓLICOS – “Nós, católicos romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe de nossa igreja…” – Pe. Júlio Maria, em Ataques Protestantes, p. 81.
E então? O que você acha? Estava aí sua religião?
Se sua religião acredita nisto, o que você está fazendo? O que você irá fazer?
Mas pense bem: A palavra de Deus não seria o suficiente para que você obedecesse?
O SÁBADO HOJE É O MESMO SETIMO DIA DA CRIAÇÃO?
Podemos afirmar sem qualquer medo de errar que a semana de sete dias ficou inalterada desde a primeira semana no Éden?
De Adão (Gênesis 2:1 a 3) a Moisés não mudou (Êxodo 20:8 a 11) 2.500 Anos
De Moisés a Jesus não mudou (Lucas 4:16) 1.500 Anos
De Jesus até Hoje também não mudou, mais de 2.000 Anos
Total mais de 6000 anos.
Reflita:
Você sabia que não existe nada na natureza que determine um ciclo semanal de sete dias? E o mais incrível é que a semana de 7 dias é aceita em TODO O MUNDO e desde A ANTIGUIDADE?
Ninguém neste mundo poderia dizer que isto aconteceu por acaso. Mesmo os paises que não acreditam na Bíblia e no relato de Moisés no Gênesis.
Se você tem dúvida sobre o que estou dizendo, então veja o que a Enciclopédia Britânica diz:
“A semana é um período de sete dias , não possuindo nenhuma relação com os movimentos celestes, mas foi ela empregada desde os tempos mais remotos, até sem registro a não ser na memória, em quase todos os países do Oriente…aqueles que rejeitam a narrativa mosaica se sentirão embaraçados, ao atribuir-lhe a origem a probabilidade” 11ª Edição, vol IV, pág. 988, art “Calendário”
Isto faz sentido porque o dia é determinado pela rotação da terra em torno do seu próprio eixo (aproximadamente 24 horas)
O mês é determinado pela trajetória da Lua em torno da terra (aproximadamente 30 dias)
O ano é determinado pelo tempo que a terra gasta para dar a volta em torno do Sol (Aproximadamente 365 dias)
1. Mas e a Semana?
2. Qual é o acontecimento da natureza que determina o ciclo semanal?
3. De onde nações que não tem Bíblia, ou cristãos tiraram a idéia de contar a semana em 7 dias?
Veja estas últimas declarações:
1- “Uma das mais notáveis confirmações, paralela a narrativa mosaica da criação, é aceitação geral da divisão do tempo em semanas, aceitação esta que vai desde os estados cristãos da Europa ás remotas praias do Hindustão, e prevaleceu igualmente entre os hebreus, egípcios, chineses, gregos, romanos, e bárbaros do norte, algumas destas nações tiveram pouca ou nenhuma relação com outras, e que jamais os hebreus conhecerão pelo nome.” THOMAS HARTWELL HORNE, Introduction to the Critical Study and Knowlege of the Holy Scriptures – Edição de 1825, vol.I pag. 183
2- “A divisão do tempo em semanas não só não é natural, mas é em certo sentido antinatural visto que sete não é uma divisão exata, quer do mês quer do ano. Entre os sábios do Egito, os sábios Indianos, os Árabes, os Assírios…, entre as tribos adoradoras dos espíritos maus da África, entre os índios do continente americano. Que outra teoria poderia se explicar a não ser a suposição da instituição divina de um sábado no surgimento da raça humana?”
Folheto Presbiteriano número 271 – Bounds Tracts, Vol. XII pg 5 e 7
Em resumo: A semana de 7 dias só tem uma origem: a Bíblia, que nos revela: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2-3
Vamos deixar bem claro que nós nunca somos salvos por boas obras, por guardarmos a Lei ou o Sábado! Mas, com todo amor, carinho não poderíamos deixar de mostrar a você que o dia do Senhor é o sábado e não o domingo.
Deus lhe ama, jamais deixou te amar, por isso separou um dia da semana para ter um encontro especial com você. Esse dia é revelado na Bíblia como o santo dia de sábado.
O que você vai fazer nesse dia? Ele estará lá esperando por você.
Ministério Está Escrito
http://novotempo.com/estaescrito/do-sabado-para-o-domingo/
Em novembro de 2012, eu deixava Canaã dos Carajás, no estado do Pará para buscar tratamento contra um provável câncer que veio a se confirmar no início do mês de dezembro.
Seguindo em minha moto FAN 125 cc, com minha bagagem presa na garupa da tal moto, imaginei que a morte poderia estar bem próxima marcando meu fim nesta terra, o que realmente ouvi de um médico cirurgião oncologista, do hospital de câncer de Mato Grosso, que poderia acontecer.
Enquanto via Canaã se distanciando pelo retrovisor, imaginando que poderia morrer e acreditando e confiando em meu Jesus Cristo Salvador e Senhor de tudo, que a vontade Dele seria feita sobre mim, mesmo eu não sabendo qual seria. Pensei e falei em minha alma: "Senhor se for de tua vontade a minha morte que seja conforme a tua vontade e não conforme a minha, mas se for de teu agrado ainda escreverei algo sobre uma mudança que intitulam o Senhor meu Jesus o responsável por tal mudança, que na verdade nunca aconteceu e o Senhor mesmo disse que passaria o ceu e a terra mas não seria tirado da Lei nem sequer uma vírgula (Mt 5, 17-20). Por isso retirei esse trecho acima do site informado no final do texto escrito pelo Ministério Está Escrito.
Jesus Cristo não mudou e confirmou várias vezes que não veio para mudar e sim para cumprir, o qual disse tambem na parábola do homem rico e de Lázaro, sobre um morto vir falar do outro mundo, onde diz que aqui na terra têm Moisés e os profetas, que significa a Lei e a exortação dos homens de Deus sobre o caminho da verdade, alertando para deixar o caminho da prostituição, adultério, mentira, da iniquidade, injustiça e de todo pecado.
Não é por seguir os Mandamentos escritos por Deus em uma pedra que chega-se no Reino de eterna Paz, mas como Ele mesmo disse, "se a vossa justiça não ultrapassar a dos fariseus e doutores da Lei voces não entrarão no Reino do Céu". Jesus não veio mudaras Leis e sim o comportamento humano engessado pela falsidade, fingimento, hipocrisia mascarado pela Lei. Ele não mandava ninguem desobedecer, as vezes perguntava o que eles fariam com "uma ovelha caída em um poço ou um filho". Não mandava, só mostrava que salvar um homem da prisão do diabo ou libertar de uma doença era muito mais valioso que tirar uma ovelha, (mesmo que o Pai não despreza nem uma de suas criaturas, sendo o homem a mais valiosa criatura de Deus) os quais tiravam a ovelha mais pelo amor ao dinheiro do que pela vida da própria ovelha, pensando em lucros.
Agora é as primeiras horas da madrugada de 18 de outubro de 2018, terei que passar por novos exames, e pode ser que o câncer esteja voltando, nada ainda confirmado. Sem medo sigo esperando na vontade do meu Senhor, vivendo neste mundo que precisamos por demais da misericórdia e compaixão do Senhor. Aqui deixo poucas palavras confirmando que o Senhor Jesus Cristo não mudou o dia de sábado para o domingo, nem seus apóstolos, e/ou discípulos que viveram em décadas após o ensinamento deixado por Ele aqui nesta terra.
Aqui termino estas poucas palavras minhas e de terceiros confirmando a mudança que não ocorreu. Se eu puder escreverei mais sobre este assunto e sobre a misericórdia, amor e compaixão do Senhor Javé. Quem quiser buscar a verdade,a encontrará. Quem quiser seguir Jesus Cristo, lembre que Ele é verdade e não mentira. Fale com Moises e os profetas, e descobrirá a verdade
Assinar:
Postagens (Atom)